Temos cuidados que bem são importantes no manejo da gastrostomia (GTT). Os cuidados gerais são: sempre lavar as mãos antes de manipular a GTT. Podemos dividir em duas partes:
1- Cuidado com a sonda de gastrostomia:
1.1 a sonda não é fixa no estomago. Ela é segura ou por uma base de borracha ou por uma balonete que fica inflado. Isto quer dizer que durante o banho por exemplo ou na movimentação do paciente, a sonda pode sair. Veja abaixo como é uma sonda:
1.2 A limpeza é fundamental. Não devemos deixar comida na sonda, pois pode estragar. Após na alimentação, devemos lavar com um pouco de água.
1.3 Devemos usar uma proteção para proteger a sonda e evitar a saída da mesma. Convem não usar roupas muito apertadas. Temos materiais próprios, como cintas e suportes [clique aqui para conhecer]
1.4 Troca da sonda. O material tem uma vida útil, e vai variar muito de acordo com o tipo de sonda, cuidados e limpezas. Geralmente, na prática, a troca é feita em aproximadamente 3 meses. Alguns fabricantes orientam a troca mensalmente. A troca pode ser feita inclusive no domicilio. Muitas vezes a família (ou o plano de saúde) providenciam a sonda de acordo com as especificações do médico que fará a troca
2 Cuidados com o óstio (estoma)
2.1 Lesão mecânica: a sonda tem que ficar bem adaptada com o óstio, senão a sonda fica “bamba” e pode ir machucando mais a pele
2.2 Lesão química: pode acontecer do suco gástrico (que é muito ácido) sair pelo ostio. Isto pode “queimar” o óstio e a pele. Pra isto, é importante que a sonda esteja bem adaptada e podemos usar alguns produtos para formar uma “barreira” entre a pele e o ácido (existe creme e spray) veja uma sugestão [clique aqui para conhecer]
DROPS de informação:
Higienização do orifício da gastrostomia (estoma) poderá ser feito diariamente com água morna e sabão neutro, secando bem após a limpeza. Outra opção é o uso de soro fisiológico a 0,9%.
A limpeza do estoma pode ser necessária mais de uma vez, devendo ser feita sempre que houver secreção.
Não use gaze seca na pele próxima ao estoma, pois pode aderir
Não deixe que os pacientes brinquem com a sonda de gastrostomia. O ideal é manter a sonda fixa na pele, com esparadrapo anti-alérgico ou fita de silicone.
Fornecer a dieta sempre com cabeceira elevada ou o paciente sentado.
Manter sonda sempre fechada enquanto não estiver em uso, mas sem pinça-la. Isso reduz a vida útil da gastrostomia.
Atentar para sinais de vermelhidão, sangramentos, secreção purulenta, saúde de material gástrico pelo ostio e dor local – contactar o médico responsável.
A maior parte dos medicamentos orais líquidos pode ser administrado pela gastrostomia.
Comprimidos devem ser macerados individualmente (mas sempre dar preferencia para soluções líquidas), em água filtrada e NUNCA devem ser administrados com a dieta. Deve ser lavado com 30mL após a administração dos medicamentos, a fim de evitar resíduos.
Após a dieta, manter paciente sentado ou com a cabeceira elevada por pelo menos 60 minutos ou a critério médico.
Se optar pelo uso de dietas industrializadas, lembre-se de trocar os equipo a cada 24h.
Atenção ao VOLUME da dieta em cada etapa para não extravazar
Pode ser que o seu medico prescreva remédios da classe procinetico para ajudar no esvaziamento gástrico
Commentaires