Nosso corpo foi criado para se movimentar
Ainda em nossa formação , no ventre de nossas mães, já fazíamos movimentos e isso nos mostra a importância desse processo.
Movimentar- se faz parte do nosso desenvolvimento neural, conhecimento do nosso corpo, equilíbrio, capacidade de interagir com outras pessoas, seja por sinais ou por afeição.
Na primeira infância, o bebê descobre o seu corpo através do movimento. Evolui gradativamente ao longo dos meses a capacidade de rolar, sentar, engatinhar e andar.
Durante a vida escolar, a criança desenvolve o equilíbrio, a capacidade de correr e pular. Geralmente é a fase mais ativa. Com muito gasto energético, é a fase que o tempo de recuperação para iniciar uma nova atividade é mínimo.
E então, chega a puberdade. A transição entre a infância e a vida adulta. É aqui o momento crucial para se manter uma vida ativa e em movimento. É nessa fase que amadurecemos nossas capacidades físicas. É quando decidimos se seremos sedentários ou teremos uma vida de movimentos saudáveis.
Chegamos a fase adulta: pouco tempo, muito trabalho, casa, família, filhos, amigos, muitos afazeres e o dia só tem 24 horas. Espera, é sério isso???
(Veja opções de material para atividade clicando aqui)
"Temos várias opções de atividades, inclusive com grandes possibilidades em casa. Sempre respeitando nosso corpo e buscando fortalecimento e equilíbrio, evitando quedas, fraturas e visando envelhecimento funcional"
Você sabia que basta 30 minutos por dia para manter o seu corpo em atividade saudável? Com isso diminui o risco de doenças cérebro vasculares, como derrame [leia mais aqui], diabetes, dores musculares e articulares, entre outras doenças.
Então não tem desculpas!
Enfim chegamos a terceira idade. Nesse momento, muitos idosos apresentam maior dificuldade em locomoção. Perdem a capacidade até de fazer suas atividades diárias. Muitos preferem ficar quietinhos, relaxados, outros até dizem que já fizeram muito nessa vida. Mas a vida não acabou!
É muito importante que os idosos se movimentem. Através de atividades conscientes, de qualidade. Manter a saúde física e mental. Manter a força, o dinamismo, a capacidade de realizar atividades do cotidiano. Ossos fortes, músculos
alongados e capazes de viver de forma saudável.
Tudo isso é um processo, gradativo e que precisa ser solidificado com o tempo para ao chegarmos a terceira idade tenhamos qualidade de vida, força, equilíbrio, e a capacidade de permanecer em movimento.
Commenti