A boa alimentação é fundamental para a manutenção do nosso corpo. Infelizmente, as vezes nosso corpo não consegue ingerir alimentos pela boca. Isto pode ser devido a uma condição neurológica (como um derrame ou uma demência avançada) , problemas na boca (como traumas ou câncer ) ou questões no esôfago ( neoplasias ou estreitamento) dentre outras condições. Neste caso, seu médico pode ter propor as seguintes alternativas:
1- Pode se passar uma sonda enteral ( um caninho que vai do nariz ate o intestino). Este procedimento é fácil e rápido, e gera um pequeno desconforto na passagem. (quando a sonda passa pela garganta)
2- Se o tempo de sonda começar a ficar muito grande ou não tiver melhora da aceitação da dieta pelo paciente, podemos fazer a gastrostomia
Afinal, o que é gastrostomia? (também chamada de GTT)
É a colocação de uma pequena mangueira no estomago da pessoa. Fica uma comunicação entre o meio externo e o interno e é por lá que a comida, pastosa é colocada, dando aporte proteína e calorias necessária. Pode ser feita por via cirúrgica ou endoscópica (geralmente preferimos este método)
Tipos de dieta na gastrostomia:
Temos a dieta manipulada, ou seja, a família prepara a dieta normal (com orientações) e a torna pastosa, geralmente passando no liquidificador e na peneira.
O outro tipo de dieta é a industrializada, que já vem pronta em caixinhas ou garrafinhas (algumas parecem caixinhas de leite) e já tem cálculos específicos de calorias por ml de dieta. Esta tem a vantagem da praticidade, do cálculo mais preciso e menor chance de contaminação. ATENÇÃO: o frasco aberto, geralmente, tem duração de 24 horas. Devemos sempre ficar atentos a isto. Existem varias dietas no mercado. [clique aqui para conhecer algumas]
Veja nosso post: CUIDADOS com a GTT
Quem tem GTT pode comer pela boca?
Depende da situação. Em alguns casos pode sim. A via oral fica pelo prazer do paladar e a GTT para a nutrição
Quem tem GTT pode ter vida normal?
Posso viajar de avião com a GTT?
Comments